QUAIS SÃO OS EXAMES MÉDICOS OBRIGATÓRIOS PARA OS FUNCIONÁRIOS?
Por: CONAME - 12 de Novembro de 2024
Os exames médicos obrigatórios para os funcionários variam dependendo da legislação do país e do segmento. A seguir, alguns exemplos de exames médicos que são comumente exigidos no Brasil, com base na Norma Regulamentadora NR-7, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO):
- Exame Admissional: realizado antes da contratação do funcionário, para garantir que está apto para desempenhar as funções do cargo.
- Exame Periódico: realizado anualmente, durante o período de trabalho, e serve para monitorar a saúde do colaborador e detectar precocemente qualquer problema relacionado à função desempenhada.
- Exame de Retorno ao Trabalho: realizado quando o funcionário retorna ao trabalho, após um período de afastamento por motivo de saúde, e serve para verificar se ele está apto ou não a retomar suas atividades.
- Exame de Mudança de Função: ocorre quando o funcionário muda de função ou de setor dentro da empresa, e garante que ele esteja apto para as novas condições de trabalho
- Exame Demissional: realizado quando do desligamento do funcionário da empresa, e avalia seu estado de saúde ao final do contrato de trabalho, além de identificar qualquer condição que possa ter sido causada ou agravada pelas condições de trabalho.
-
Além desses exames, dependendo do tipo de função e dos riscos associados, podem ser necessários exames complementares, como audiometria para trabalhadores expostos a ruídos, exames oftalmológicos para funções que exigem visão intensa, como o de estar muitas horas diante da tela do computador, e exames de saúde mental, para funções mais estressantes.
É importante consultar o médico do trabalho ou da empresa para garantir que todos os requisitos legais e de segurança estejam em conformidade e sendo atendidos.